Olá
Espero que isso ajude.
Pontos de recompensa se ajudar.
Resumo:-
Muitas vezes é necessário acessar diretamente registros individuais em uma estrutura de dados. Isso é feito usando chaves únicas. Faixas de números são usadas para atribuir números a registros individuais de um banco de dados para um objeto comercial, para completar a chave. Esses números são, por exemplo, números de pedidos ou números mestres de materiais.
Esses números fornecem, além da identificação única de um registro de dados, a possibilidade de codificar informações diferenciadoras para um objeto. Por exemplo, poderia-se saber a que tipo de material pertence um material a partir do número.
A gestão de faixas de números do R/3 também controla o status dos números, para que os números que já foram emitidos não sejam emitidos novamente.
Todas as interações, acessos ao banco de dados ou outras atividades necessárias para a manutenção de objetos de faixa de números e faixas de números e atribuição de números em desenvolvimentos de usuário, podem ser realizadas usando módulos de funções do SAP.
Um objeto comercial, para o qual parte da chave deve ser gerada através de faixas de números, é definido como um objeto de faixa de números no sistema SAP. Se este objeto comercial contém subobjetos, por exemplo, códigos de empresa ou áreas de controle, essa diferenciação também pode ser feita nas faixas de números. Isso é feito especificando um campo para o subobjeto ao definir os objetos de faixa de números. (Exemplo: código de empresa como subobjeto de documentos)
O intervalo da faixa de números dentro de um objeto comercial e subobjeto nunca se sobrepõe. Os intervalos de faixa de números em vários subobjetos de um objeto comercial podem se sobrepor.
Um intervalo de faixa de números é atribuído a um objeto comercial através do número da faixa de números. Essa atribuição geralmente é armazenada em uma tabela pertencente ao objeto comercial, a tabela de grupo. O campo Elemento deve ser todo ou parte da chave desta tabela. Os elementos que se referem ao mesmo intervalo de faixa de números formam um grupo. Você pode decidir se deseja permitir que o usuário faça essa atribuição durante a manutenção do objeto de faixa de números (através da atribuição de elementos a grupos) ou se prefere programar você mesmo.
Ao criar um novo mestre de materiais, o tipo de material deve determinar de qual intervalo de faixa de números um número será atribuído para completar a chave do mestre de materiais. O objeto comercial é o mestre de materiais, a tabela de grupo é o tipo de material, com o campo de elemento tipo de material como chave. Os números de faixa de números para os diversos valores de elementos (tipos de materiais) são armazenados nesta tabela. Os tipos de materiais são, por exemplo, produtos semiacabados ou acabados.
Uma faixa de números contém um intervalo de faixa de números com um conjunto de caracteres definido. O intervalo de faixa de números consiste em caracteres numéricos ou alfanuméricos (apenas para faixas de números externos) e é delimitado pelos campos De número e Para número. Um intervalo é atribuído, seja único ou múltiplo se os anos fiscais devem ser distinguíveis. As faixas de números podem ser externas (número atribuído manualmente pelo usuário) ou internas (número atribuído automaticamente pelo sistema).
O número da faixa de números identifica uma faixa de números para o sistema e permite o acesso interno ao intervalo de faixa de números. Pode ser numérico ou alfanumérico. Esse número geralmente é atribuído internamente pelo sistema. Se você não precisa agrupar ou se deseja programar a manutenção da tabela de grupo para agrupamento você mesmo, deve inserir o número da faixa de números durante a manutenção do intervalo você mesmo.
Se os anos fiscais precisam ser distinguíveis na atribuição de números, pode haver vários intervalos. Intervalos separados são especificados para cada ano fiscal. Um objeto comercial pode ter apenas uma faixa de números (externa ou interna) ou duas faixas de números (externa e interna).
As diversas distinções entre objetos comerciais resultam em oito tipos de objetos de faixa de números.
Elemento e grupo
Elemento é o campo na tabela de grupo de acordo com cujo valor um objeto comercial pode ser agrupado. O agrupamento é feito através da atribuição de faixas de números.
Os valores de elementos aos quais são atribuídas as mesmas faixas de números constituem um grupo. Para o mestre de materiais, por exemplo, os grupos são gerenciados na tabela de tipos de materiais. Os grupos podem ser mantidos através do diálogo padrão de manutenção de intervalos de faixa de números. Se você não deseja fazer isso, deve programar você mesmo.
Os grupos podem ser dependentes ou independentes de subobjetos. Isso depende se o subobjeto é um campo da tabela de grupo.
A tabela a seguir mostra, como exemplo, o agrupamento de tipos de materiais e a atribuição de faixas de números associada.